Tuesday, 26 March 2019

O que é a sífilis? por que é chamada de doença francesa? pode levar à infertilidade? quais são as curas e como é causada?

Sifilis

A SÍFILIS é uma infecção bacteriana que muitas vezes é transmitida por contato sexual ou relação sexual com alguém que está infectado.

Os casos na Inglaterra subiram 13% entre 2013 e 2017 em meio a preocupações de que a Inglaterra estivesse em uma “crise de saúde sexual”. No Brasil dados do Boletim Epidemiológico da Sífilis 2018 mostram que a taxa de detecção da sífilis adquirida aumentou de 44,1 para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2016, para 58,1/100 mil em 2017. No mesmo período, a sífilis em gestantes cresceu de 10,8 casos por mil nascidos vivos para 17,2. Já a sífilis congênita, passou de 21.183 casos em 2016 para 24.666 em 2017. O número de óbitos por sífilis congênita foi de 206 casos em 2017, enquanto em 2016, haviam sido 195.

O que é a sífilis?

A sífilis é uma infecção bacteriana curável que pode causar dores de cabeça, dores nas articulações, cansaço e febre.

É por vezes conhecida como a "doença francesa", já que os primeiros registros escritos de um surto ocorreram em Nápoles do século 15, após uma invasão francesa durante a guerra italiana de 1494-98.

Preocupante, a sífilis pode ter implicações para a saúde a longo prazo, incluindo problemas cerebrais e infertilidade.

As mulheres grávidas devem sempre ter cuidado com a infecção, pois ela pode ser transmitida a bebês não nascidos.

Os casos de sífilis podem passar despercebidos por anos, por isso é importante fazer check-ups regulares para garantir que você não a tenha contraído.

Como a sífilis se espalha?

A infecção bacteriana é tipicamente capturada após o contato próximo com uma ferida infectada.

Isso pode ocorrer através do sexo oral, vaginal ou anal, bem como compartilhar brinquedos sexuais com alguém que está infectado.

Assim como as pessoas sexualmente ativas estão em risco, os usuários de drogas podem pegar a infecção compartilhando agulhas.

Em casos extremamente raros, também pode ser infectado após uma transfusão de sangue - apesar das amostras serem sempre testadas para a sífilis.

Ao contrário da crença popular, você não pode pegar a infecção compartilhando o mesmo banheiro, roupa ou talheres com uma pessoa infectada.

Preocupante, os especialistas acreditam que a ascensão de aplicativos de namoro pode ser a razão pela qual a IST é a que mais cresce.

Outro estudo acredita que as doenças associadas à Era Vitoriana estão subindo rapidamente por causa da queda dos padrões de vida, da desigualdade financeira e da má alimentação.

Quais são os sintomas da sífilis?

A sífilis primária pode ser perceptível quando o doente experimenta dor e uma úlcera pequena e indolor chamada cancro.

A ferida normalmente estará no pênis, na vagina ou ao redor do ânus, embora às vezes possam aparecer na boca ou nos lábios, dedos ou nádegas.

A maioria das pessoas só tem uma ferida, mas algumas pessoas têm várias e você também pode ter glândulas inchadas no pescoço, virilha ou axilas.

Algumas semanas após esses sintomas iniciais, aqueles com sífilis podem reparar em...

  • Uma erupção cutânea vermelha que pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente se desenvolve nas palmas das mãos ou nas solas dos pés
  • Pequenos crescimentos cutâneos (semelhantes às verrugas genitais) - em mulheres, estas aparecem frequentemente na vulva e tanto para homens como para mulheres, podem aparecer ao redor do ânus
  • Manchas brancas na boca
  • Sintomas semelhantes aos da gripe, como cansaço, dores de cabeça, dores nas articulações e alta temperatura (febre)
  • Glândulas inchadas
  • Ocasionalmente, perda de cabelo irregular

Se não tratada, a infecção pode ter várias implicações para a saúde, levando à sífilis terciária.

Essas incluem…

  • Meningite
  • Apoplexia
  • Sintomas de demência
  • Perda de coordenação
  • Dormência
  • Problemas de visão ou cegueira
  • Problemas cardíacos
  • Aortite e Aneurisma

As mulheres grávidas que não sabem que contraíram a Sifilis podem ter consequências devastadoras para o seu feto.

Pode levar a aborto espontâneo, natimorto ou uma infecção grave no recém-nascido (sífilis congênita).

O que fazer se você acha que tem sífilis

As pessoas sexualmente ativas são incentivadas a fazer testes regulares de Sifilis.

Se você acredita ter contraído a infecção, é aconselhável visitar o seu médico o mais rápido possível.

Quanto mais rápida a sífilis for tratada, mais fácil será para o seu corpo combater o contágio.

Como a sífilis é tratada?

Você pode se proteger contra contrair a infecção usando preservativos durante a relação sexual.

Após o diagnóstico de sífilis, os pacientes recebem uma injeção de antibióticos nas nádegas ou um ciclo de comprimidos antibióticos.

A mulher grávida que tem sífilis também pode ser tratada com segurança com antibióticos.

Se a infecção não foi tratada por um longo período de tempo, pode demorar um pouco para o tratamento funcionar.

É aconselhável evitar contato sexual ou atividade por duas semanas após o término do tratamento.

Os casos de sífilis estão se tornando mais comuns?

Em Agosto de 2018, um aumento nos casos de sífilis foi atribuído à ascensão dos aplicativos de namoro - e a onda de calor do verão tornou as pessoas mais sexualmente ativas.

Um conselho de saúde no País de Gales relatou ter visto cinco vezes mais diagnósticos de sífilis nos últimos quatro meses em comparação com o mesmo período de 2017.

Um porta-voz para O Conselho de Saúde da Universidade Abertawe Bro Morgannwg disse: "Houve um aumento na sífilis em geral em todo o País de Gales.”

"Mas temos visto um aumento significativo em toda a área do conselho de saúde, particularmente nas últimas seis semanas.”

"É possível que a onda de calor no início do verão tenha levado as pessoas a se tornarem sexualmente mais ativas.”

"Também acreditamos que as mídias sociais e o crescimento de sites e aplicativos de namoro são outro fator que contribuem para isso".

O que você achou deste conteúdo?: 
0
Sem avaliações


source https://fertilidade.org/content/o-que-e-sifilis-por-que-e-chamada-de-doenca-francesa-pode-levar-infertilidade-quais-sao

Monday, 18 March 2019

Gonorreia

Gonorreia

Visão Geral

A gonorreia é uma infecção causada por uma bactéria sexualmente transmissível que pode infectar homens e mulheres. A gonorreia afeta mais frequentemente a uretra, o reto ou a garganta. Nas mulheres, a gonorreia também pode infectar o colo do útero.

A gonorreia é mais comumente disseminada durante o sexo. Mas bebês podem ser infectados durante o parto se suas mães estiverem infectadas. Nos bebês, a gonorreia afeta mais comumente os olhos.

A gonorreia é uma infecção comum que, em muitos casos, não causa sintomas. Você pode nem saber que está infectado. Abster-se de sexo, usar preservativo se tiver relações sexuais e estar em um relacionamento mutuamente monogâmico são as melhores maneiras de se prevenir infecções sexualmente transmissíveis.

Sintomas

Em muitos casos, a infecção por gonorreia não causa sintomas. Quando os sintomas aparecem, a infecção por gonorreia pode afetar vários locais do seu corpo, mas geralmente aparece no trato genital.

Gonorreia afetando o trato genital

Sinais e sintomas de infecção por gonorreia em homens incluem:

  • Dor ao urinar
  • Corrimento semelhante a um pus da ponta do pênis
  • Dor ou inchaço em um testículo

Sinais e sintomas de infecção por gonorreia em mulheres incluem:

  • Corrimento vaginal aumentado
  • Dor ao urinar
  • Sangramento vaginal entre os ciclos menstruais, como após o coito vaginal
  • Relação sexual dolorosa
  • Dor abdominal ou pélvica

Gonorreia em outros locais do corpo

A gonorreia também pode afetar essas partes do corpo:

  • Reto.   Os sinais e sintomas incluem coceira anal, secreção semelhante a pus no reto, manchas de sangue vermelho-vivo no vaso sanitário e tensão muscular durante os movimentos intestinais.
  • Olhos.   A gonorreia que afeta os olhos pode causar dor ocular, sensibilidade à luz e secreção semelhante a pus de um ou dos dois olhos.
  • Garganta.   Sinais e sintomas de uma infecção na garganta podem incluir dor de garganta e inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço.
  • Articulações.   Se uma ou mais articulações forem infectadas por bactérias (artrite séptica), as articulações afetadas podem estar quentes, vermelhas, inchadas e extremamente doloridas, especialmente quando você move uma articulação afetada.

Quando ver seu médico

Marque uma consulta com seu médico se notar quaisquer sinais ou sintomas preocupantes, como sensação de queimação ao urinar ou secreção semelhante a pus no pênis, na vagina ou no reto.

Também marque uma consulta com seu médico se seu parceiro tiver sido diagnosticado com gonorreia. Você pode não sentir sinais ou sintomas que o levem a procurar atendimento médico. Mas sem tratamento, você pode reinfectar seu parceiro mesmo depois dele ter sido tratado para gonorreia.

 

Causas

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. As bactérias da gonorreia são mais frequentemente passadas de uma pessoa para outra durante o contato sexual, incluindo relações sexuais orais, anais ou vaginais.

Fatores de risco

Fatores que podem aumentar o risco de infecção por gonorreia incluem:

  • Idade mais jovem
  • Um novo parceiro sexual
  • Um parceiro sexual que tem múltiplos parceiros simultâneos
  • Múltiplos parceiros sexuais
  • Diagnóstico prévio de gonorreia
  • Ter outras infecções sexualmente transmissíveis

Complicações

A gonorreia não tratada pode levar a complicações significativas, como:

  • Infertilidade em mulheres.   Gonorreia não tratada pode se espalhar para o útero e trompas de falópio, causando doença inflamatória pélvica (DIP), o que pode resultar em cicatrizes das trompas, maior risco de complicações na gravidez e infertilidade. DIP é uma infecção grave que requer tratamento imediato.
  • Infertilidade nos homens.   Os homens com gonorreia não tratada podem apresentar epididimite — inflamação de um pequeno tubo espiral na parte traseira dos testículos onde os ductos espermáticos estão localizados (epidídimo). A epididimite é tratável, mas se não for tratada, pode levar à infertilidade.
  • Infecção que se espalha para as articulações e outras áreas do seu corpo.   A bactéria que causa a gonorreia pode se espalhar pela corrente sanguínea e infectar outras partes do corpo, incluindo as articulações. Febre, erupção cutânea, feridas na pele, dor nas articulações, inchaço e rigidez são resultados possíveis.
  • Maior risco de HIV / AIDS.   Ter gonorreia torna você mais suscetível à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), o vírus que leva à AIDS. As pessoas que têm gonorreia e HIV são capazes de transmitir as duas doenças mais prontamente aos seus parceiros.
  • Complicações em bebês.   Os bebês que contraem gonorreia de suas mães durante o parto podem desenvolver cegueira, feridas no couro cabeludo e infecções.

Prevenção

Tome medidas para reduzir o risco de gonorreia:

  • Use preservativo se você optar por fazer sexo.   Abster-se do sexo é o caminho mais seguro para prevenir a gonorreia. Mas se você optar por fazer sexo, use preservativo durante qualquer tipo de contato sexual, incluindo sexo anal, sexo oral ou sexo vaginal.
  • Peça ao seu parceiro para ser testado para infecções sexualmente transmissíveis.   Descubra se o seu parceiro foi testado para infecções sexualmente transmissíveis, incluindo gonorreia. Se não, pergunte se ele ou ela estaria disposto a ser testado.
  • Não faça sexo com alguém que tenha algum sintoma incomum.   Se o seu parceiro tiver sinais ou sintomas de uma infecção sexualmente transmissível, como ardor durante a micção ou uma erupção cutânea ou uma ferida, não faça sexo com essa pessoa.
  • Considere o rastreio regular de gonorreia.   Recomenda-se o rastreio anual para todas as mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos e para as mulheres mais velhas com risco aumentado de infecção, tais como as que têm um novo parceiro sexual, mais de um parceiro sexual, um parceiro sexual com parceiros concomitantes ou um parceiro sexual que tenha uma infecção sexualmente transmissível.

Para evitar a reinfecção com gonorreia, abstenha-se de sexo desprotegido por sete dias depois que você e seu parceiro tiverem completado o tratamento e após a resolução dos sintomas, se estiverem presentes.

O que você achou deste conteúdo?: 
0
Sem avaliações


source https://fertilidade.org/content/gonorreia

Monday, 11 March 2019

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Doenças sexualmente transmissiveis
  • Vírus do papiloma humano/HPV
    • Infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, dependendo do tipo do vírus.
  • Herpes genital
    • Infecção comum sexualmente transmissível caracterizada por dor e feridas genitais.
  • Clamídia
    • Uma doença comum e sexualmente transmissível que pode não apresentar sintomas.
  • Gonorreia
    • Infecção bacteriana sexualmente transmissível que, se não for tratada, pode causar infertilidade.
  • AIDS/HIV
    • A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.
  • Sífilis
    • Infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor.
Local do corpo: 
Sistema reprodutor feminino
Tipo de procedimento: 
Noninvasive
Status: 
Bem definido


source https://fertilidade.org/content/doencas-sexualmente-transmissiveis-dsts