Sunday, 30 April 2017

A primavera é a melhor época para fazer um ciclo de fertilização in vitro?

Melhor época para FIV/ICSI

Seria a época dos patos e coelhos, a melhor entre as outras três para a fertilização in vitro? O estudo de "Variabilidade sazonal na taxa de fertilização de mulheres passando por tratamentos de reprodução assistida," que foi publicado na edição de julho de 2012 da Endocrinologia Ginecológica, mostrou que para os casais submetidos à FIV com injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), a taxa de fertilização — a união do óvulo com o espermatozoide para formar um embrião — era maior na primavera. Nota: a estação não teve efeito sobre as taxas de gravidez.

Pesquisadores resolveram determinar se a época do ano afeta os resultados do tratamento de reprodução assistida. Eles estudaram 1.932 pacientes submetidas à FIV/ICSI e agruparam por estação, de acordo com o dia da extração do óvulo: inverno (435 pacientes), primavera (444 pacientes), verão (469 pacientes) ou outono (584 pacientes). Todas as pacientes vieram de uma única clínica de fertilidade

Os pesquisadores avaliaram a fertilização 18 horas após a ICSI, que é um procedimento no qual um único espermatozoide é injetado dentro do óvulo. E descobriram que a taxa de fertilização teve um pequeno aumento durante a Primavera:

  • Primavera: 73,5%
  • Verão: 68,7%
  • Outono: 69%
  • Inverno: 67,9%

Os pesquisadores também mediram os níveis de hormônio e observaram que os níveis de estradiol das mulheres eram maiores na primavera; no entanto, as taxas de gravidez não mudaram muito durante as estações do ano, permanecendo em cerca de 33 por cento

 

 

Bibliografia:

Seasonal variability in the fertilization rate of women undergoing assisted reproduction treatments
Daniela Paes De Almeida Ferreira Braga, Amanda Setti, Rita de Cássia Sávio Figueira, Assumpto Iaconelli Jr., and Edson Borges Jr.
Gynecological Endocrinology Vol. 28 , Iss. 7,2012
 



source https://fertilidade.org/content/primavera-e-melhor-epoca-para-fazer-um-ciclo-de-fertilizacao-vitro

Thursday, 27 April 2017

12 coisas para não falar para quem está com dificuldade de engravidar

A infertilidade afeta 1/8 casais, então as chances de você ter tido dificuldades de conceber, ou conhecer alguém que está passando por isso no momento são altas. Por isso, aqui vão algumas dicas para ser mais sensível ao problema.

Você deve evitar dizes essas 12 coisas para sua amiga ou colega que está passando pelo problema:

1. Apenas relaxe

Sim, estresse tem tudo a ver com a infertilidade, e técnicas de redução de estresse podem ajudar à concepção, mas a infertilidade é um diagnóstico médico e a consulta com o especialista em reprodução humana para descobrir a causa do problema é muito importante

2. Minimizar o problema

Independente de qual seja a sua visão do problema, pesquisas mostram que a inabilidade de engravidar é um grande fator estressante, juntamente com a perda de um emprego e o diagnóstico de câncer.

3. "Podia ser pior"

É bem provavel que sua amiga não veja o problema assim. Não piore a situação.

4. "Talvez vocês não estejam preparados para serem pais"

Não faça isso. De jeito nenhum. Muitos casais com infertilidade vêem sua condição como punição divina ao invés do que ela realmente é: uma doença tratável. Falar isso simplesmente vai reforçar essa dúvida.

5. Porque você não faz uma FIV?

FIV é o tratamento mais efetivo para infertilidade, mas não é para todo mundo. É um tratamento que pode ser considerado caro, invasivo, estressante, e, até mesmo conflitante com alguns princípios religiosos.

6. Apenas adote

Adoção é uma opção razoável, mas muitos casais demoram para tomar essa decisão, enquanto outros não querem crianças que não tenham sua genética familiar.

7. Você é jovem, ainda tem muito tempo.

Mulheres mais jovens normalmente tem facilidade para engravidar, então se não estão conseguindo, está na hora de descobrir o porque. Sim, as chances de sucesso são maiores em mulheres mais jovens, mas não há garantias.

8. Fofoca.

Infertilidade é um problema privado, você não gostaria de alguém falando de seus problemas de saúde para outros, não?

9. Observações grosseiras, e piadas de mal gosto

A infertilidade mexe com a parte mais sensivel e pessoal de nossas vidas, não arrisque colocar humor nisso.

10. Reclamar da própria gravidez

Não importa o quanto esteja sofrendo com os sintomas da gravidez, sua amiga vê a gestação como a maior dádiva e bênção que ela espera. Ver outra mulher grávida é uma tarefa difícil para mulheres com infertilidade.

11. Minimizar as preocupações porque já tem uma criança.

Para muitos casais a familia não está completa com um filho, e é cada vez mais frequente a busca pelo segundo filho. Especialistas de infertilidade chamam de infertilidade secundária.

12. Perguntar de quem é a culpa.

Infertilidade é um problema do casal. Embora muitas vezes seja possivel determinar quem do casal que possui a doença, é necessário os dois para ter um bebê. As vezes quando a causa é masculina, a mulher também tem que passar pelo tratamento. Apontar culpa além de contraprodutivo pode causar um estresse na relação. Não acrescente mais ainda nesse ponto.

 

 

Veja também:

ENCONTROS DE FAMÍLIA E A INFERTILIDADE (COMO LIDAR?)



source https://fertilidade.org/content/12-coisas-para-nao-falar-para-quem-esta-com-dificuldade-de-engravidar

Monday, 24 April 2017

Sintomas da Gravidez

Surpresa! Você está grávida! E agora, o que esperar?

A gestação é um saquinho de surpresas, a cada fase uma nova sensação, mudanças no nosso organismo para se adaptar a esta nova condição, para você  ir se acostumando com a idéia e saber o que é comum sentir na gravidez e não necessariamente precisar de tratamento aí vão algumas dicas de  “o que esperar quando se esta esperando...”

Faça o teste de gravidez online

 

Fique conosco.... Continuando o artigo....

No início da gravidez:

  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento das mamas e dor;
  • Escurecimento dos mamilos;
  • Sono;
  • Prisão de ventre;
  • Tonturas;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da freqüência de urinar;

 

A boa notícia é que as náuseas na maioria das mulheres acaba após os 3 meses de gravidez assim como aquele sono incontrolável. Para os outros sintomas não esqueça de pedir orientação ao seu médico pois tudo pode ser contornável por medicações sintomáticas e alimentação adequada.

 

Durante toda gestação:

  • Manchas na pele (cloasma gravídico);
  • Aparecimento de linha escurecida no abdome;
  • Estrias;
  • Dor nas costas;
  • Azia;
  • Dificuldade para dormir, pelo aumento da barriga e mamas;
  • Dor nas pernas;
  • Propensão a desenvolver varizes nas mulheres predispostas;
  • Pré disposição a hemorróidas;

 

Aqui listamos algumas modificações do organismo materno, lembrando que nem todas as mulheres por regra passarão por todas estas fases.

Lembrem-se: para que sua gravidez seja tranqüila é importante um acompanhamento Pré Natal adequado, hábitos de vida e alimentares saudáveis, exercício físico a partir do segundo trimestre de gravidez com orientação médica pela obstetra.

 

Sintomas da Gravidez

Por: Dra Juliana Amato

 

 

Ter um bebê pode ser o sonho de muitas mulheres. Às vezes o atraso da menstruação é a primeira dica entre todos os sintomas de que a mulher está grávida. A gravidez pode apresentar diferentes sintomas em cada semana da gestação.

Fonte: Rizk, B; Garcia-Velasco, J; Sallam, H; Infertility and Assisted Reproduction. 2008. Cambridge University Press.
Te Linde. Ginecologia Operatoria. 8ed. Rock Thompson.

Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014



source https://fertilidade.org/content/sintomas-da-gravidez

Sunday, 23 April 2017

Esse casal não desistiu

Grande maioria dos casais desistem da fertilização in vitro após algumas tentativas sem êxito, mas esse casal não desistiu.

Enquanto algumas pesquisas mostram que grande parte dos casais que não desistem terão eventualmente uma gravidez com a FIV, muitos desistem por uma combinação de exaustão física, mental e/ou financeira. Como testamento à determinação este casal fez 18 tentativas de FIV em Tel Aviv, Israel. No último ciclo engravidaram de trigêmeos. Veja a história deles na fonte: https://www.princetonivf.com/fertility-blog/israel-couple-pregnant-on-iv...



source https://fertilidade.org/content/esse-casal-nao-desistiu

Thursday, 20 April 2017

Investigando a Linguagem do Tratamento de Fertilidade: IIU Explicada

IIU / IUI

Existem muitos diferentes procedimentos de tratamento para ajudar a engravidar. IIU, também conhecida como inseminação intrauterina ou inseminação artificial, é um dos mais comuns procedimentos para tratamento de fertilidade utilizados atualmente.

 

Para Que Serve a Inseminação Intra-uterina (IIU)?

 

IIUs são usadas para tratar muitos diagnósticos diferentes de infertilidade, incluindo:

 

O Que Acontece Durante um Procedimento de IIU?

 

IIU pode ser feita com ou sem medicamentos que impulsionam a ovulação. Se uma IIU é feita com medicamentos, em seguida, os ovários são estimulados para produzir uma pequena quantidade de óvulos maduros. Diferente da FIV (Fertilização In Vitro), onde os óvulos são retirados e então fertilizados, com uma IIU, a ênfase está em garantir que haja apenas alguns óvulos para emergir. Há uma possibilidade de gestações múltiplas quando é feita uma IIU e mais do que apenas alguns óvulos maduros emergem, então é preciso que haja um cuidadoso e consistente monitoramento.

Quando os óvulos estão maduros, há um "gatilho" de injeção - uma medicação que estimula os folículos (bolsas cheias de fluido que contêm os óvulos) para liberar os óvulos. Em seguida, o esperma é coletado, através de masturbação e dado ao laboratório do programa de fertilidade para ser preparado. O esperma é cuidadosamente preparado e então introduzido dentro do útero através do colo do útero, usando um pequeno cateter.

Muitos programas de fertilidade fazem duas inseminações em cada ciclo para maximizar a probabilidade dos espermatozoides atingirem os óvulos no momento ideal.

Há poucos cuidados após o procedimento que precisam ser feitos. As inseminações normalmente não causam dor. Não há atividades específicas que você precise evitar ou que você precise tomar precauções. Apesar disso, a maioria dos programas e clínicas de fertilidade desaconselha exercício físico muito intenso.

Alguns procedimentos de fertilidade incluem medicamentos após a IIU para a reforçar ainda mais a implantação precoce.

E depois há a espera.

Para obter mais informações sobre a IIU, por favor entre em contato conosco. Se você tem tentado engravidar há um ano, é hora de procurar ajuda.

 

 



source https://fertilidade.org/content/investigando-linguagem-do-tratamento-de-fertilidade-iiu-explicada-0

Monday, 17 April 2017

Anomalias das trompas

fluido fica retido no tubo e faz com que ele inche

As trompas de Falópio são dois "tubos” contráteis anexados ao lado esquerdo e ao lado direito do útero. Cada tubo estende-se desde o útero para o ovário e sua função é pegar o óvulo, assim que ele é liberado do ovário. As extremidades das trompas de falópio são alargadas e têm delicadas estruturas semelhantes a dedos chamadas fímbrias. Quando o ovário libera um óvulo ou ovócito, as fímbrias pegam o óvulo e o direcionam para dentro do tubo. Enquanto o óvulo passa pelas trompas de Falópio, ele recebe nutrição e um ambiente perfeito para a fertilização. O óvulo e o espermatozoide geralmente se encontram na porção distal do tubo, onde ocorre a fecundação. É vital que a trompa de Falópio esteja aberta e funcionando corretamente para permitir que o óvulo e o espermatozoide se encontrem e que o óvulo fertilizado se mova até o útero para implantação.

Tubos que tenham sido danificados por infecção prévia ou endometriose podem afetar severamente a chance de um casal conseguir a gravidez. Também existem Anormalidades Congênitas das trompas de falópio que podem dificultar a captação do óvulo.

 

Obstrução Tubária

 

Mulheres que tiveram infecções pélvicas, endometriose ou cirurgia que envolvem inflamação podem causar cicatrizes ao redor do útero e das trompas de Falópio. Mulheres que tiveram uma gravidez ectópica podem também ter obstrução tubária. A obstrução pode ser causada por várias outras condições, tais como:

  • Infecções pélvicas (tais como a doença inflamatória pélvica e doenças sexualmente transmissíveis)
  • Uma ruptura do apêndice ou cirurgia na pelve ou abdômen inferior
  • Uma gravidez tubária ou ectópica, nas trompas de Falópio
  • Malformação das trompas de Falópio
  • Endometriose
  • Aderências pélvicas entre estruturas normalmente não conectadas no útero ou na pelve
  • Anormalidades Congênitas

 

Hidrossalpinge

 

Uma trompa de Falópio bloqueada que se torne preenchida com líquido é chamada de hidrossalpinge. Esta não só causa infertilidade, como também pode reduzir a eficácia de outros tratamentos de infertilidade. A condição ocorre quando há lesão nas Trompas de Falópio, geralmente devido a infecção, que faz com que a extremidade do tubo se feche. Como resultado, o fluido fica retido no tubo e faz com que ele inche. Este fluido normalmente vazaria para fora da extremidade do tubo, mas já que o tubo está bloqueado na verdade os vazamentos retornam para o útero. Este fluido mostrou ser capaz de diminuir as chances de engravidar, em uma quantidade significativa. Se um embrião é implantado no útero usando FIV, este refluxo das trompas no útero pode diminuir as chances de sucesso de um terço à metade, a menos que seja tratado antes do tempo.

O sintoma mais comum de obstrução tubária é a infertilidade.

 

Diagnóstico de Danos Tubais

 

Fator Tubário e infertilidade é um problema muito comum e por causa disso nós rotineiramente examinamos para determinar se os tubos estão abertos e se não estão danificados, como parte dos testes habituais de fertilidade. No Plano de FIV nós rotineiramente usamos um dos dois tipos de exames de diagnóstico para verificar a permeabilidade tubária em um histerosalpingograma (HSG) e em um procedimento cirúrgico, a laparoscopia diagnóstica.

 



source https://fertilidade.org/content/anomalias-das-trompas

Conexão da endometriose com a Infertilidade

e a infertilidade

A Endometriose Pode Ser Responsável por Até 70% das Mulheres Afetadas por Infertilidade e Dor Pélvica

A endometriose é uma condição de hormônio sensibilizados - como os ovários produzem hormônios normalmente todo mês, a endometriose pode crescer e piorar. A dor da endometriose geralmente ocorre antes e durante um ciclo menstrual. Esta dor cíclica e o crescimento da endometriose pode ser tratado com medicamentos que inibem a função ovariana. Isso significa que os ovários não estão produzindo óvulos durante o mês, e isto também evitará que a gravidez ocorra. É por isso que é difícil de tratar a endometriose associada com infertilidade - para casais tentando engravidar, nossos tratamentos de fertilidade muitas vezes estimulam os ovários a produzirem mais óvulos e mais hormônios durante o ciclo menstrual, e isso nada faz para tratar a dor associada com a endometriose. Na verdade, pode aumentar a dor. Para as mulheres com infertilidade e dor pélvica relacionada com endometriose, nosso objetivo é ajudar a gravidez a ocorrer mais rapidamente, reduzindo a quantidade de tempo em que o paciente sente a dor que ocorre com o ciclo menstrual.

Ciclos de tratamento de fertilidade são geralmente a melhor forma de tratamento em vez de cirurgia laparoscópica para as mulheres que estão tentando engravidar com endometriose.  Às vezes, no entanto, a cirurgia para endometriose pode ser realizada antes do tratamento de fertilidade, especialmente se a dor pélvica for um fator significativo. A cirurgia para endometriose é muito boa para aliviar a dor pélvica, mas provavelmente apenas minimamente aumentará a probabilidade de uma gravidez natural ou diminuirá a necessidade de tratamento de fertilidade quando a mulher está pronta para engravidar.

A endometriose, infelizmente, não pode ser completamente curada. A dor pélvica pode ser minimizada e a infertilidade pode ser superada com o tratamento, mas a inflamação pélvica e a presença das células dentro da pelve com endometriose geralmente continuam ao longo da vida reprodutiva feminina. Às vezes a endometriose pode progredir e causar dor pélvica crônica, que é muito difícil de tratar.

O Que Mais Você Pode Fazer Se Você Tem Endometriose?

Como com qualquer condição crônica, existem algumas maneiras de administrar a endometriose. Novos medicamentos estão sendo explorados e o controle de natalidade continua a ser uma forma adequada para impedir que as células indesejáveis se proliferem. Existem também vários estudos que estão sendo realizados, incluindo o estudo ROSE. ROSE significa Research OutSmarts Endometriosis (Pesquisa para Superação da Endometriose) e está em conjunção com a Endometriosis Foundation of America, fundada por Padma Lakshmi, uma respeitada celebridade que quando diagnosticada com endometriose saiu publicamente para apoiar outras que sofrem com a dor da endometriose. Você pode ler mais sobre esse estudo e ver se é uma boa escolha para você. 

Se precisar de ajuda com a dor pélvica, com a infertilidade ou se tem suspeita de endometriose, estamos aqui para ajudar. 

 

 



source https://fertilidade.org/content/conexao-da-endometriose-com-infertilidade

Taxa de fertilidade

Taxa de parto por transferência de acordo com a idade da mulher FIV/ICSI 2012 (RedLara)

As estatísticas da reprodução humana e taxa de fertilidade variam com o país, com as clínicas e com a causa da infertilidade. Os números aqui apresentados se referem a uma grande avaliação feita pela Red Lara (Red Latinoamericana de Reproducción Asistida).



source https://fertilidade.org/content/taxa-de-fertilidade

Monday, 10 April 2017

Em Busca da Fertilidade - Livro Instituto Amato

Em busca da fertildiade

A dra. Juliana Amato (CRM 106.072) fala sobre o livro "Em Busca da Fertilidade", que traz atualidades sobre infertilidade e seus tratamentos, para que o paciente não tenha nenhuma dúvida quando procurar algum procedimento médico dentro do Instituto. Para quem se cadastrar no site fertilidade.org, o livro é entregue na sua casa. Ou é possível também adquirí-lo acessando o site https://www.amato.com.br/content/em-busca-da-fertilidade. Assista ao vídeo e saiba mais!

***** Transcrição: Meu nome é Juliana Amato, eu sou ginecologista obstetra, especialista em reprodução assistida. Aqui na nossa clínica a gente tem muito interesse do paciente ele sempre não saia com dúvidas e sempre tem as suas dúvidas sanadas. Eu tive interesse de escrever um livro sobre essas dúvidas dos pacientes, porque realmente são muitas e eu recebo muitos e-mails vários todos os dias, sempre com as mesmas dúvidas. Então, esse livro ele fala é de todos os tipos de tratamento, desde da fertilização in vitro, o coito programado, o namoro em casa e fala das principais causas tanto femininas, quanto o masculinas e o que você deve fazer, as dicas do que o casal deve fazer para preservar a fertilidade, tanto alimentação, exercícios físicos os índices hormonais que essa paciente tem que estar para ter uma boa fertilidade, entre outras coisas. Então aqui esse livro ele vende no nosso site, mas os pacientes que se cadastrarem no site do fertilidade.org, elas recebem esse livro em casa, para quem tiver interesse é bem legal, porque no Google a gente vê muita coisa e a gente tem que filtrar o que é certo e o que é errado, porque tem muita coisa que não é cientificamente comprovado. Se você se interessar por esse ou mais assuntos, é só acertar nossas redes sociais.



source https://fertilidade.org/content/em-busca-da-fertilidade-livro-instituto-amato

Congelamento de Óvulos

Congelamento de óvulos
A dra. Juliana Amato (CRM 106.072) explica o processo de congelamento de óvulos e para quais mulheres ele é mais indicado. Confira tudo no vídeo!
 
 
 
*****
Transcrição: Eu sou a Doutora Juliana, sou especialista em ginecologia obstetrícia e reprodução assistida. Então, hoje nós vamos falar um pouquinho sobre congelamento de óvulos. As mulheres hoje em dia se casam mais tarde, querem estudar, fazer mestrado, doutorado, viajar, qualquer que seja o plano delas elas têm filhos mais tarde. O que a gente tem que colocar em mente que a mulher até os 35 anos ela pode engravidar com saúde, depois dos 35 anos a gente tem uma queda dessa reserva folicular, ou seja, uma queda da fertilidade e isso em estudos em várias populações mundiais a gente vê que isso acontece após os 35 anos. O que que a mulher ela deve ter em mente? Em preservar a sua fertilidade, e como isso não feito? Com congelamento de óvulos. Quais são as candidatas para congelamento de óvulos? Mulheres até 35 anos que não queiram engravidar por agora, que tenham algum plano de saúde ou que não tenha perspectiva de gravidez. Após os 35 anos o congelamento pode ser feito, mas as taxas de sucesso de descongelamento da fertilização in vitro são menores. Tem um diagnóstico de câncer de mama ou de câncer de ovário, converse primeiro com seu oncologista, o ideal é que se faça um ciclo de estimulação de ovulação antes do tratamento da quimioterapia ou da radioterapia se congele esses óculos para depois fazer o tratamento da quimioterapia ou da radioterapia, se congele esses óvulos para depois fazer o tratamento, pois os quimioterápicos eles tendem a reduzir muito drasticamente a reserva ovariana. Esses e outros assuntos vocês podem acessar também nas nossas redes sociais.
 


source https://fertilidade.org/content/congelamento-de-ovulos-0

Friday, 7 April 2017

Acreditado como informação de qualidade pela HON Code

em Infertilidade e Reprodução Humana

Pelo sexto ano consecutivo a Clinica de Reprodução Humana e seu site Fertilidade.org são acreditados pelo HON Code, entidade das Nações Unidas que zela pela informação médica de qualidade na internet. O certificado pode ser visto atualizado no HON Code. Que esses 10 anos de site e 6 anos acreditados, dedicados à informação de qualidade para seus usuários, sejam apenas um começo. 



source https://fertilidade.org/content/acreditado-como-informacao-de-qualidade-pela-hon-code